Criação literária e escrita como prática diária


"It is only by writing, not dreaming about it, that we develop our own style." (PD James)
   Desde que me entendo por gente o sonho da minha vida é escrever: escrever sobre o que vejo, sobre o que sinto, sobre o que imagino, sobre o mundo ao meu redor e aqueles que vivem em mim. Sou apaixonada pela intensidade que as palavras criam, por quão imersivas elas se mostram e por quão convidativas soam as ideias intrincadas que expressam. Empolgada por exercitar minha criatividade e crente fervorosa de que, como disse PD James, é apenas escrevendo, não sonhando com fazê-lo, que desenvolvemos nosso estilo de escrita e aprimoramos tal habilidade, resolvi começar um desafio de criação literária. A ideia surgiu depois de encontrar o 642 things to write about: um livro interativo que propõe ao leitor escrever sobre 642 situações, temas ou sugestões quaisquer. Pesquisando mais, descobri uma lista traduzida com mais de 300 dessas sugestões e um grupo no facebook intitulado 642 coisas sobre as quais escrever: uma comunidade de autores que diariamente compartilham suas produções, a partir do sorteio aleatório de números dessa listinha (que está disponível aqui). Curiosa por ver como me saio escrevendo sobre temas surpresa e sempre em busca de me melhorar, cá estou para oficializar esse desafio. Por mais que escrever sobre o cotidiano me traga conforto, criar é um tanto mais libertador, logo os textinhos postados por aqui referentes a esse projeto serão, em sua maioria, contos e inícios de narrativas fictícias que me surgirem à cabeça (qualquer semelhança com a realidade que nos cerca é pura coincidência). 
   O site que escolhi usar para fazer o sorteio é o Sorteador (e o primeiro tema do projeto é o de número 194, cujo resultado sai na terça-feira #staytuned). Por hoje, como esse post inicia uma série de relacionados, decidi reunir aqui indicações interessantes sobre escrita criativa: artigos, livros, vídeos e links que me inspiram e auxiliam na tarefa de lapidar minhas criações e fazê-las tão tocantes e vívidas quanto desejo que sejam.
   A começar por artigos (olá, Medium!), esse e esse são dois adoro, por trazerem dicas que abrangem o processo de escrita como um todo (da ideia à revisão) e por abordarem a criação literária como algo possível e físico, ao invés de puramente abstrato e inalcançável. Escrever é prática, é exercício, é disposição. É importante que tenhamos em mente que todo autor estuda escrita, que todo autor tem seus mestres e necessita aprender certas lições que garantam o aperfeiçoamento de seu trabalho. Apesar de ser sempre incrível escrever durante momentos de extrema inspiração e foco, precisamos separar esses momentos raros do cotidiano real de um escritor. Inspiração existe sim, mas só dedicação e persistência constantes te farão mais seguro, produtivo e realizado com os teus escritos.
"It’s a simple and generous rule of life that whatever you practice, you will improve at." (Grande magia, Elizabeth Gilbert)
   Sobre isso, inclusive, um canal sensacional no YouTube é o do autor Henry Alfred Bugalho, que compartilha não apenas as maravilhas e dissabores de seu cotidiano, como também oficinas e práticas para nos incentivar a produzir mais e aprender sempre. O link para o canal é esse aqui.
    Quanto a livros, dois que são grandes lições de criatividade (que é a nossa matéria-prima) são Grande Magia, da autora Elizabeth Gilbert e Palavra por palavra, da autora Anne Lamott. Apesar de em Grande Magia o foco não ser escrita criativa, como Elizabeth é autora em tempo integral muito da rotina dela enquanto artista é passada para nós através das dicas e pensamentos compartilhados. O livro parece mais uma conversa que uma leitura propriamente dita. Palavra por palavra, por sua vez, é uma oficina de criação literária em capítulos somado a guia de como ser um artista. O livro engloba assuntos que vão desde o momento em que nos percebemos escritores, até a publicação de nossas histórias. Anne fala sobre sua trajetória, as dificuldades até que se consiga estabelecer no meio, os questionamentos que acompanham cada produção e truques que podemos utilizar para nos afirmarmos mais e mais como autores que somos - tanto frente ao mundo quanto frente a nós mesmos.
"But how?" my students ask. "How do you actually do it?"
You sit down, I say. You try to sit down at approximately the same time every day. This is how you train your unconscious to kick in for you creatively. So you sit down at, say, nine every morning, or ten every night. You put a piece of paper in the typewriter, or you turn on the computer and bring up the right file, and then you stare at it for an hour or so. You begin rocking, just a little at first, and then like a huge autistic child. You look at the ceiling, and over at the clock, yawn, and stare at the paper again. Then, with your fingers poised on the keyboard, you squint at an image that is forming in your mind - a scene, a locale, a character, whatever - and you try to quiet your mind so you can hear what that landscape or character has to say above the other voices in your mind." (Palavra por palavra, Anne Lamott)
   Uma série incrível para acompanhar o processo criativo e a batalha diária que é lapidar ideias é Jane the virgin, uma original Netflix, que tem como inspiração as telenovelas mexicanas (recheada de drama, espanhol e romance). O seriado é uma baita indicação seja você aficcionado por escrita ou não, mas se é te digo que Jane é nossa representação fiel. Ela tem de equilibrar seu sonho de escrever, com um emprego formal, faculdade e filho, o que para muita gente é a realidade: por mais que queiramos fazer da escrita rentável, enquanto ela não o é, há muito a fazer funcionar junto para que possamos nos dedicar a esse ofício. Conforme Jane escreve suas histórias somos apresentados a seus personagens, a seus enredos e a suas motivações por um narrador que é outro ponto alto em Jane the virgin.
   Para finalizar, conteúdo disponibilizado por agentes literários e profissionais do mercado editorial são de enorme ajuda. Sites, newsletters, oficinas, fóruns... Eu acompanho vários e diariamente descubro outros muitos. Há para todo gosto, todo tipo de escrita, todos os gêneros e nichos literários que se possa imaginar. Alguns dos meus favoritos são: Escreva sua história, Vivendo de inventar, Well-storied, Metamorfose e Nano.
   Espero, de coração, que essas indicações te incentivem a apostar nas tuas palavras, como pretendo com esse desafio de escrita. Se tiver indicações a compartilhar, não deixa de compartilhar comigo nos comentários. Vou adorar conhecer!

leiasejella


Compartilhe:    Facebook Twitter Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! ♥